CÓDIGO DE CONDUTA
Recado da Alta Direção
Acreditar na formação e crescimento dos colaboradores da VGX, bem como valorizar aqueles responsáveis por conectar e transformar a sociedade por meio dessas conexões é parte fundamental de nossa missão empresarial. Agregar valor e criar oportunidades para transformar o mercado e atender às necessidades de nossos clientes são metas primordiais da empresa. Para alcançá-las, promovemos ativamente a diversidade e a inclusão em nosso ambiente de trabalho. Acreditamos que é essa abordagem que nos permite atingir tais objetivos. Nosso compromisso com a inovação, os resultados e a visão estratégica é sustentado pelo constante investimento em uma cultura mais humana, pautada na transparência, ética e integridade. A VGX está convencida de que é por meio da conexão entre as pessoas que podemos construir um mundo melhor.
1) Título
1.1. Código de Conduta
2) Introdução
1.1. O presente “Código” busca demonstrar o compromisso da VGX com a ética e a integridade nas condutas realizadas pelo seu corpo colaborativo, a partir de ações que garantam um nível adequado de conformidade com as legislações aplicáveis ao setor, com os normativos internos e com as boas práticas em suas atividades.
2.2. Conjuntamente a este Código, aplicam-se também os demais normativos relacionados ao programa de governança em compliance e em segurança da informação.
2.3 O Código e os demais normativos são aplicáveis a todos os colaboradores, acionistas e terceiros interessados (stakeholders).
3) Objetivo
3.1. O objetivo deste Código é definir as principais condições, obrigações e responsabilidades dos colaboradores no exercício de suas funções, bem como nortear a interpretação dos demais normativos internos. Para tanto, será definido o modus operandi dos colaboradores ao conduzirem suas ações no ambiente corporativo. Todavia, o presente Código não esgota todas as situações relacionadas à integridade e conformidade ética, trazendo importantes exemplos, mas não se limitando a esses. Por essa razão, o programa de compliance da VGX não se resume a este Código, sendo subsidiado pelas diversas políticas e normas que detalham temas relevantes à empresa.
4) Glossário
Acionista: A sócio da VGX, seja ele pessoa física ou jurídica.Canal de Denúncia: canal destinado ao envio de informações, dúvidas e denúncias, bem como de práticas em desacordo com algum dos normativos internos. Na VGX pode ser contactado por meio da Ouvidoria
Colaboradores: empregados, estagiários, administradores, gestores, terceirizados.
Pessoa Próxima: cônjuge ou companheiro, consanguíneo ou afim, em linha reta (ascendente ou descendente) ou colateral, até o segundo grau de parentesco.
Terceiro ou stakeholder: terceirizado, fornecedor, cliente ou qualquer outra parte interessada.
5) Parâmetros institucionais
Missão: A missão da VGX é promover a conexão e transformação entre os nossos colaboradores gerando oportunidades de crescimento para todos. Buscamos agregar valor ao mercado e aos nossos clientes, priorizando a formação e crescimento contínuo do nosso ambiente de trabalho através da promoção da diversidade e a inclusão.
Visão: Nossa visão é sermos líderes na criação de soluções que conectam e impulsionam mudanças positivas no mercado. Buscamos constantemente a excelência, o pioneirismo e a inovação, mantendo um compromisso sólido com a transparência, a ética e a responsabilidade social.
Valores: Inovação, integridade, diversidade e inclusão, crescimento pessoal e profissional, impacto social, parceria e excelência.
- Inovação: Buscamos constantemente novas soluções e abordagens para impulsionar a transformação positiva na sociedade.
- Integridade: Atuamos com transparência, ética e honestidade em todas as nossas operações e relações.
- Diversidade e Inclusão: Valorizamos e respeitamos a diversidade de pensamento, experiência e origens, promovendo um ambiente inclusivo e acolhedor.
- Crescimento Pessoal e Profissional: Investimos no desenvolvimento contínuo de nossos colaboradores, incentivando o aprendizado, a criatividade e o crescimento individual e coletivo.
- Impacto Social: Comprometemo-nos a utilizar nossa influência e recursos para gerar um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente.
- Parceria: Acreditamos no poder da colaboração e parceria, trabalhando em conjunto com nossos clientes, parceiros e comunidades para alcançar objetivos comuns.
- Excelência: Buscamos a excelência em tudo o que fazemos, visando sempre superar as expectativas de nossos clientes e stakeholders.
Cultura: A cultura organizacional da VGX corresponde ao entrelaçamento dos valores, entre si, e à missão e à visão da empresa. Dessa forma, espera-se de todos os colaboradores:
- Fazer mais e melhor.
- Ser atento aos detalhes.
- Ser curioso, conhecer todas as áreas da empresa.
- Ver e agir, não procrastinar.
- Buscar os seus resultados e ajudar os resultados dos colegas.
- Relacionar-se, conhecer seus colegas, integrar-se.
- Trazer problemas com proposta de solução para discussão, não valendo somente a crítica.
- Estar aberto aos feedbacks.
- Medir e gerir seus resultados.
- Gostar de mudança, não ser reativo.
- Celebrar nossas conquistas e as dos nossos clientes.
Propósito: Na VGX, nosso objetivo é criar um ambiente de transformação e crescimento contínuo para nossos colaboradores e o mercado. Acreditamos que o sucesso vem da diversidade de ideias e experiências, por isso promovemos uma cultura inclusiva, onde todos têm a oportunidade de se desenvolver e contribuir. Nosso compromisso é com a excelência e a inovação, buscando soluções que impulsionem mudanças positivas e façam a diferença para nossos clientes e parceiros. Atuamos com integridade, ética e responsabilidade social, e utilizamos nossas ações para gerar impacto significativo na sociedade e no meio ambiente. Valorizamos a parceria e o trabalho em equipe, acreditando que o sucesso é construído de forma colaborativa. Estamos sempre prontos para aprender, inovar e superar expectativas, celebrando cada conquista como um passo em direção a um futuro melhor. Na VGX, fazemos mais e melhor, atentos aos detalhes, abertos à mudança e sempre buscando evoluir junto com nossos colaboradores, clientes e parceiros, para construir um futuro de inovação e excelência.
Na VGX, fazemos mais e melhor, atentos aos detalhes, abertos à mudança e sempre buscando evoluir junto com nossos colaboradores, clientes e parceiros, para construir um futuro de inovação e excelência.
6) Quais condutas são esperadas?
6.1. Como dito anteriormente, o presente Código não esgota todas as situações de integridade e conformidade ética. Abaixo são enfrentadas importantes condutas no relacionamento com colaboradores, lembrando que a omissão representa uma conduta inconforme tanto quanto uma ação infrativa, logo, diante de qualquer cenário, o colaborador deve agir buscando a conformidade, inclusive quando isso signifique denunciar a infração de terceiros, internos ou externos.
1. Preconceito, discriminação e assédio
- A VGX valoriza a diversidade e um ambiente inclusivo. Por isso, não tolera qualquer tipo de preconceito, discriminação e assédio moral ou sexual, em decorrência de etnia, raça, origem, cor, religião ou crença, gênero, orientação sexual, idade, estado civil, convicção política, situação econômica, capacidade física ou mental, posição hierárquica, ou qualquer outra forma de individualização.
- Qualquer ato em desconformidade será passível de responsabilização.
- Leia mais em nossas Política contra Discriminação e Assédio e Política de Consequências e Medidas Disciplinares.
2. Relações trabalhistas
- A VGX respeita a legislação trabalhista em vigor. Por isso:
a) Não tolera qualquer forma de trabalho infantil, forçado, degradante ou em condições semelhantes à escravidão em suas operações e dependências.
b) Não admite o porte e/ou consumo de drogas ilícitas, fumo e consumo de bebidas alcoólicas, bem como o trabalho em condições de embriaguez.
c) Não admite crimes e contravenções penais em suas dependências, estando jogos de azar proibidos.
d) Restringe o porte, guarda e manuseio de armas e fogos apenas aos empregados de áreas devidamente autorizadas e habilitadas, conforme normas internas de segurança.
e) Compromete-se em ser transparente nas análises de desempenho.
f) Compromete-se a tratar com máxima dignidade os seus colaboradores, inclusive, em processos demissionais. - Leia mais em nossa Política de Consequências e Medidas Disciplinares.
3) Saúde e segurança
- A VGX prioriza o respeito as normas de saúde e segurança do trabalhador. Quaisquer ações que coloquem em risco a saúde e segurança individual ou coletiva, inclusive o descumprimento de orientações dos profissionais responsáveis em nossas dependências, deverão ser apuradas e aplicadas as devidas consequências.
- O reporte de acidente, quase acidente e condições inseguranças deve ser realizado tão logo aconteça o respectivo evento.
- Leia mais em nossa Política de Consequências e Medidas Disciplinares.
4) Participação sindical
- A VGX reconhece o direito à livre associação e respeita a participação em sindicatos. É completamente vedada qualquer discriminação em decorrência da sindicalização do colaborador.
- Leia mais em nossa Política contra Discriminação e Assédio
5) Dever de lealdade
- A VGX espera de seus colaboradores, acionistas, fornecedores, prestadores de serviço e demais stakeholders, o uso de boa-fé em todas as suas ações e, em especial, que estejam em conformidade com os normativos internos e legislações aplicáveis.
- É completamente vedada a transmissão de informações não permitidas a outros colaboradores ou terceiros.
- É absolutamente proibida a realização de vendas fraudulentas, sejam por inobservância do procedimento de venda do cliente durante o atendimento, seja pelo lançamento de um produto ou serviço em nome do cliente sem que tenha havido atendimento, por exemplo (mas não limitado a essas).
- Leia mais em nossa Política de Uso de Informações Privilegiadas (insider trading).
6) Conflito de interesse
- A VGX não admite ação, influência, decisão ou omissão motivada por interesses contrários a instituição e a seus normativos internos. Assim, quando alguém age em benefício próprio ou de terceiros (como familiares, amigos, acionistas, fornecedores ou funcionários do governo) em detrimento dos interesses da VGX, estará caracterizado o conflito de interesse.
- O repasse de informações a terceiros interessados também configura conflito de interesse.
- Leia mais em nossas Política Anticorrupção e Política de Competição Leal.
6.2. Condutas no relacionamento com terceiros:
1) Relacionamento com o mercado
- A VGX não tolera qualquer tipo de prática que envolva a formação de cartel, difamação, disseminação de inverdades e maledicências, sabotagens, espionagem industrial, contratação de funcionários de concorrentes para obtenção de informações privilegiadas, roubo de documentos e outros atos ilícitos e antiéticos.
2) Relacionamento com fornecedores, prestadores de serviços e terceiros intermediários
- A VGX preza pela transparência, urbanidade, boa-fé, ética, proteção de dados, aversão às práticas coercitivas à corrupção e propina nos relacionamentos com 5 fornecedores, prestadores de serviços e terceiros intermediários.
- A VGX se resguarda ao direito de auditar e interromper demandas e contratos quando verificado atos lesivos à ética e a integridade nas relações contratuais e no terceiro relacionado, ainda que a prática não seja verificada no contrato em específico.
- Leia mais em Política Anticorrupção; Política de Concessão e recebimento de presentes, doações e patrocínios; Política de Due Diligence e contratação.
3) Relacionamento com clientes e responsabilidades pelos produtos
- A VGX preza pelo alto nível de atendimento ao cliente e adequação às normas consumeristas em suas atividades.
- A VGX se compromete com a transparência em todos os seus projetos perante os clientes, terceiros e demais interessados.
- Quaisquer casos de ofensa ao direito do consumidor podem ser relatados por meio dos canais disponibilizados no site da instituição.
4) Brindes, presentes e hospitalidades
- A VGX diferencia os tipos de brindes, presentes e hospitalidades que são permitidos de ser recebidos pelos colaboradores da VGX no exercício de suas funções. Na hipótese de ser possível o recebimento, deve-se formalizar em contrato tal situação e realizar o sorteio do bem. Na hipótese de não ser permitido o recebimento, deve-se registrar as condições da oferta em documento próprio, a ser entregue ao superior hierárquico, conforme políticas específicas.
- Reforçamos que o dever de agir em conformidade compreende tanto a ação quanto a omissão: omitir-se (deixar de denunciar) diante de uma conduta infrativa é tão grave quanto a própria conduta em si.
- Leia mais em nossas Política Anticorrupção e Política de Concessão e recebimento de presentes, doações e patrocínios.
5) Doações e patrocínios
- A VGX apresenta condições específicas para fomentar e dar autonomia a ações e instituições sociais.
- A VGX não realiza doação eleitoral.
- Leia mais em nossa Política de Concessão e recebimento de presentes, doações e patrocínios.
6) Práticas concorrenciais
- Os colaboradores devem cumprir as leis e regulamentações antitruste e de concorrência, bem como as boas práticas apresentadas pelo CADE.
7) Fusões, aquisições e outras operações societárias
- A VGX respeita os normativos editados pelo CADE em todos os seus atos societários, bem como as legislações trabalhistas e em questões que envolvam sigilos de informação.
- Em caso de alteração do controle de dados pessoais por movimentações de natureza societária, a VGX informará sobre o compartilhamento aos titulares de dados pessoais.
8) Relacionamento com a imprensa e redes sociais
- A VGX valoriza a imprensa e se compromete a não realizar qualquer tipo de censura a divulgação de informações públicas.
- A VGX se comunicará apenas, por meio de seus responsáveis estatutários, assessores de imprensa e equipe de marketing, no exercício de suas funções.
- É absolutamente vedada a criação, utilização ou vinculação de perfis ou conteúdo à marca VGX, que somente atuará, quando aplicável, após a aprovação da respectiva alçada e por meio dos canais institucionais. Portanto, é vedado ao colaborador realizar qualquer comunicação, principalmente em redes sociais, em nome da marca ou fazendo uso da marca VGX.
9) Pagamentos e facilitações
- A VGX veda qualquer tipo de pagamento e recebimento de bens, valores, facilidades e hospitalidades que tenham por objetivo a facilitação de uma situação específica.
- A VGX não faz distinção entre o pagante ou recebedor ser ente público ou privado, pessoa física ou jurídica, sendo absolutamente vedado que tais atos ocorram por meio de colaboradores, acionistas, fornecedores, prestadores de serviço, inclusive despachante, em nome ou em função da VGX.
- Qualquer oferta ou situação próxima deve ser relatada em documento próprio, a ser analisada pela diretoria. Em nenhuma hipótese haverá retaliação ao denunciante de boa-fé.
- Leia mais em nossas Política Anticorrupção e Política de Consequências e Medidas Disciplinares.
10) Fiscalização por agentes públicos
- A VGX preza e valoriza a atuação de órgãos arrecadadores e de fiscalização e agentes públicos e políticos, agindo sempre em conformidade com a lei. Compromete-se a ser proba, colaborar e não agir, em hipótese alguma, de forma a omitir informações.
- É completamente vedada a contratação de agente público para realização de consultorias ou outros serviços.
- Leia mais em nossa Política Anticorrupção
11) Participação política
- A VGX incentiva a participação política de seus colaboradores em ambientes externos ao do trabalho e em horários não destinados a jornada de trabalho. A fim de manter a ética e a integridade do ambiente de trabalho, é proibida a realização de campanha nas dependências da VGX, bem como o uso de vestuário e adereços com remissões políticas, como camisetas, botons, adesivos ou qualquer outra forma de divulgação (seja de partidos ou candidatos).
- Leia mais em Política Anticorrupção.
12) Informações confidenciais e segurança da informação
- A informação é um ativo que, como qualquer outro ativo importante para os negócios, tem valor para a VGX e, consequentemente, deve ser protegida em face dos diversos tipos de ameaça existentes.
- A informação pode existir de muitas formas. Ela pode ser impressa ou escrita em papel, armazenada eletronicamente, transmitida pelo correio ou por meios eletrônicos, mostrada em filmes ou falada em conversas. Seja qual for a forma de 7 apresentação ou o meio pelo qual a informação é compartilhada ou armazenada, é recomendado que ela seja sempre protegida proporcionalmente ao meio e ao formato em que está sendo reproduzida (transmitida).
- A segurança da informação (entendida em seus três pilares: disponibilidade, confidencialidade e integridade) é essencial para salvaguarda não somente de dados pessoais, como todos os dados empresariais da VGX. Todas as medidas técnicas e procedimentos multidisciplinares de segurança da informação devem ser rigorosamente seguidos, por todos e a todo momento, sob pena de responsabilização do colaborador.
- Além das medidas tecnológicas e estruturais que asseguram a segurança da informação, deve haver comprometimento humano no manuseio de informações, conforme a obrigação de conduta abaixo. A VGX se compromete a possibilitar um ambiente interno que vise a segurança da informação.
- A VGX reprova qualquer tipo de vazamento de informações, estando os agentes sujeitos as penalidades.
- Leia mais em nossas Política de Segurança da Informação e Política de Uso de Informações Privilegiadas (insider trading).
13) Propriedade intelectual
- A VGX valoriza a propriedade intelectual e respeita os domínios de terceiros.
- A VGX veda a utilização da marca ou o repasse de informações de propriedade intelectual pelos seus colaboradores a terceiros.
- Leia mais em nossas Política de Segurança da Informação e Política de Uso de Informações Privilegiadas (insider trading).
14) Meio Ambiente
- A VGX busca estar sempre em adequação com as normas e boas práticas ambientais, em toda a sua estrutura organizacional. Questões como o tratamento da cadeia de produção, o descarte de resíduos sólidos e a utilização sustentável de recursos naturais, sejam eles renováveis ou não, estão nas rotinas da VGX.
15) Estrutura de integridade, controle e monitoramento
- A VGX se compromete com a ética e a integridade da instituição, fomentando a cultura através, principalmente, de treinamentos, controles e monitoramentos, incluindo auditorias externas e independentes.
- A VGX possui estrutura avaliação e acompanhamento de denúncias mantendo o sigilo das informações, com independência, possibilitando a observância e revisão de normativos internos, bem como a adequação às boas práticas em conformidade.
- A VGX garante sigilo e não represália ao denunciante de boa-fé.
16) Canais de comunicação
- A VGX preza pelo diálogo com os seus clientes, stakeholders e com a comunidade. Por esse motivo, disponibiliza:
a) Contato do DPO: para questões relacionadas a proteção de dados pessoais, sendo possível, também, atualizar, excluir ou questionar a utilização de dados pelo titular de dados.
b) Canal de denúncia (Ouvidoria): para situações que envolvam ética e integridade da VGX, de seus funcionários, terceiros ou qualquer outro relato que deva ser noticiado para apuração. - O canal de denúncia (Ouvidoria) garante o sigilo, quando solicitado, e a não 8 retaliação ao denunciante de boa-fé.
- Leia mais em nossas Política de Ouvidoria Interna.
17) Disciplina, consequências e remediação
- A VGX regula medidas disciplinares em política específica e se compromete a analisar as condutas desviantes, e aplicar as respectivas consequências, de maneira proporcional e com discrição.
- Leia mais em nossa Política de Consequências e Medidas Disciplinares.
7) Responsabilidades
Como parte do compromisso da VGX com a gestão de seus recursos humanos, o conteúdo previsto neste Código é objeto de uma matriz de treinamentos, que contempla ações de capacitação, engajamento e reciclagem de conhecimentos de forma periódica, sendo regularmente revista para refletir as melhores práticas de acordo com os cargos e funções da empresa.
O descumprimento a qualquer das regras e diretrizes aqui estabelecidas sujeitará o infrator a práticas disciplinares por desvio de conduta.
Termo de compromisso e adesão. Destacável para a coleta de assinatura
Declaro que recebi, li e compreendi o Código de Conduta da VGX, disponível digitalmente também no ambiente interno virtual e no site da Empresa. Ao assinar este termo, demonstro o meu compromisso em cumpri-lo integralmente no desempenho das minhas funções.
Nome completo – área – local e data – assinatura.
